Ferramenta utilizada para planejamento e melhoria dos
processos da organização dentro de um processo de qualidade total pertencente
ou não a uma iniciativa de acreditação e ou certificação. Este método funciona através
de quatro fases distintas:
PLANEJAR - Definir o problema: Alta taxa de acidentes no
ambiente hospitalar
- Analisar e identificar
principais características: 60% dos acidentes hospitalares envolvem algum tipo
de queda
-Traçar plano de ação para resolução de forma concreta: Reduzir os
acidentes com queda para um índice de 10% no período de dois anos
EXECUTAR - Colocar em pratica o plano:
- Grades levantadas nas macas
- Sinalização nos corredores e salas
- Identificação através de pulseiras coloridas dos pacientes
de acordo com seu grau de risco em relação às quedas
- Pacientes de alto risco são acompanhados por cuidadores
- Piso antiderrapante no solo
- Corrimão nas escadas
- etc.
CHECAR – Mesurar a eficácia das tarefas e eficiência dos
processos executados para verificar se os objetivos propostos estão sendo
alcançados: Avaliação da equipe, da estrutura, dos serviços e demais meios para
concretizar os fins:
-Check list quotidiano:
-Tarefas executadas
-Avaliação de equipamentos
-...
-Check list quotidiano:
-Tarefas executadas
-Avaliação de equipamentos
-...
AGIR: Caso os
resultados atingidos não estejam de acordo com o planejado volta-se a etapa do
planejamento, para alinhar parte teórica e pratica ate que estes sejam
satisfatórios:
- Supervisão
- Monitoramento
- Supervisão
- Monitoramento
- Conscientização do paciente
- Conscientização da
equipe
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