quinta-feira, 3 de julho de 2014

Noções de planejamento - Missão & Visão & Valores ....




MISSÃO 

Algumas definições:

“A missão é um caminho magnânimo que escolhemos trilhar, a visão é a meta de aquisição dos frutos almejados”.

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.” Peter Drucker

“Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa.”  Philip Kotler

“A missão é, em essência, o propósito da organização”. (Valeriano).

“A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes).

“Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira).

“Eis um teste para saber se você terminou sua missão na Terra: se você está vivo, não terminou”. Richard Bach


Elemento básico orientador na definição do Planejamento Estratégico e tem caráter permanente.A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o motivo de sua existência. Na missão,prevê-se conquistas futuras da instituição e como esta espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. A missão orienta os objetivos financeiros, humanos e sociais da organização.


Existem modelos de construção da missão de alguns autores, porém as variações são pequenas seguindo um padrão orientador, começando com um verbo de ação no infinitivo:
• Objetivos (o que), Finalidade (visando o que);
• Ramos de negócio;
• Princípios e Valores;
• Referência à Governança ( Acionistas, Clientes, Sociedade, Funcionários...)
Toda missão deve causar impacto, ser comunicativa, mnemônica, focalizada nos clientes e não nos produtos, contemplar as competências centrais, ser autentica, assertiva e factível, deve nortear a organização e orientar permanentemente o caminho. Sugiro que leiam (Internet) algumas declarações de missão de organizações conceituadas e tentem decompô-las. 


VISÃO

Algumas definições (Oliveira, 1999):

“Através dos séculos existiram homens que deram o primeiro passo ao longo de novos caminhos, sem outros recursos além de sua própria visão”. Ayn Rand

“Uma imagem viva de um estado futuro ambicioso e desejável, relacionado com o cliente, e superior em algum aspecto importante, ao estado atual”. (Whiteley)

“Articulações das aspirações de uma empresa a respeito de seu futuro”. (Hart)

“Algo que se vislumbre para o futuro desejado da empresa”. (Quigley)

 “Clara e permanente demonstração, para a comunidade, da natureza e da essência da empresa em termos de seus propósitos, do escopo do negócio e da liderança competitiva, para promover uma estrutura que regule as relações entre a empresa e os principais interessados e para os objetivos gerais...”. (Hax e Majluf)

A visão é uma idéia predominante do que a organização pretende ser nos próximos em 5 ou 10 anos. Muitas vezes, ela reflete o sonho do fundador. A declaração de visão é o que você deseja para sua organização no futuro.
A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. A Visão deve ser inspiradora, clara e concisa, de modo que todos a sintam. A visão é algo responsável por nortear a organização. É um conjunto de convicções que direcionam sua trajetória.  A visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos. A declaração da visão é a sua inspiração e de toda a equipe e a base para todo o seu planejamento estratégico. A visão orienta a organização numa meta de longo prazo criando um compromisso consigo própria no intento de atingir o propósito declarado. Uma posição que a empresa pretende ocupar no futuro em seu mercado de atuação, com relação ao portfólio ou sua participação, sendo uma premissa básica no desenvolvimento do plano estratégico. Sua estruturação se dá a partir da criação de cenários (sondas para o futuro). Kanter, Peter e Waterman concluíram que os lideres que oferecem uma visão clara, coerente e sustentada tem elevada base de poder para conduzirem os destinos da empresa. 

Oliveira apud Quigley orienta para o delineamento da visão:

• Estabeleça uma visão tão clara quanto o objetivo de lucro;
• Defina e respeite o direito das pessoas;
• Certifique-se que a visão e os valores se direcionam aos focos básicos, ou seja, aos consumidores, funcionários e fornecedores;
• Incremente sua participação de mercado e lucratividade pelo aumento da percepção dos consumidores de seus produtos e serviços em relação à concorrência;
• Desenvolva uma cultura de atuação para os resultados da empresa.
Diferentemente da missão, a visão deve funcionar como meta a ser atingida pela organização.

VALORES

Algumas definições:

“Dou valor as coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo que significam”. Gabriel Garcia Marques

 “Uma crença que orienta julgamentos e ações por meio de objetivos específicos e imediatos”. (Rokeach).

“Desejáveis... metas... que operam como princípios que orientam a vida de uma pessoa”. (Schwartz).

“Princípios que guiam a vida da organização”. (Tamayo e Mendes).

 “Em uma organização os valores “dizem” e os comportamentos “fazem”. Richard Barrett

Os Valores, segundo Oliveira (2010), representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais, que fornecem sustentação para todas as decisões. Torna-se, dessa maneira, primordial para o autoconhecimento da organização e motivação aos colaboradores. Representam os princípios éticos que norteiam todas as ações de uma instituição e seus capital humano. Os valores são compostos de regras morais que simbolizam os atos de seus administradores, fundadores, e colaboradores em geral.Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Os valores incutidos seguem difundindo e enraizando os preceitos éticos e morais, interagindo e influenciando, dessa maneira, sobre as estratégias da organização, sendo assim princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.



ESTRATEGIAS

Estratégia: O que você vai fazer para alcançar sua visão e desempenhar a missão com sucesso.

Sua estratégia é um ou mais planos que você usará para alcançar sua visão. Para ser o “fornecedor líder de software de gestão para pequenas empresas” você pode ter que decidir se a melhor estratégia para atingir esse objetivo estratégico, é comprar outros concorrentes ou crescer de forma orgânica ou uma combinação das duas. Uma estratégia deve estar voltada para dentro da organização e também para fora, com foco nos competidores, no meio ambiente e no clima dos negócios.

TÁTICAS

Táticas: Como você vai conseguir desenvolver a sua missão e estratégia bem como quando e quanto vai custar a implementação.
Suas táticas são as ações ou atividades específicas, programas e projetos que você usará para cumprir a implementação de uma estratégia de sucesso. Um plano de ação tem três elementos principais: 
(1) As tarefas específicas: o que será feito e por quem.
(2) Cronograma: quando é que essas tarefas serão realizadas. 
(3) A alocação de recursos: quais os recursos disponíveis para o desenvolvimento das atividades. Se você tiver mais de uma estratégia que você vai ter táticas diferentes para cada um.

Dessa maneira e de forma mais explicativa, conclui-se que:
 Por que existimos? É a nossa MISSÃO.
 O que queremos ser? É a nossa VISÃO.
 O que acreditamos? São os nossos VALORES.








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