Uma das ferramentas da gestão e a administração. Um gestor
se concentra em aspectos intelectuais na esfera do planejamento estratégico e
nas táticas aplicadas a este planejamento. Um bom gestor deve ter agilidade e
flexibilidade na tomada de decisão para atender solicitações e necessidades
internas. O gestor se apóia no administrador para que este coloque em pratica o
planejamento. O administrador por sua
vez tem tarefas de âmbito mais operacionais e ira coordenar e normatizar o meio
institucional e laboral, através de ferramentas de organização, controle e
avaliação para que os objetivos do planejamento organizacional sejam
alcançados.
PLANEJAMENTO
O planejamento estratégico abrange uma visão geral da
instituição a longo prazo, em geral, um período superior a cinco anos. Este
planejamento tem por essência o propósito de dar coerência a missão, visão e
valores orientadores da cultura organizacional. Isso ocorre através da
conscientização e adequação das condutas do capital humano que compõe o corpo
da pessoa jurídica de cada instituição. O planejamento estratégico feito pelo gestor
será realizado através do planejamento tático que por sua vez tem o propósito
de concretizar os objetivos quando bem compreendido, entendido e integrado pelo
administrador e colaboradores dos diversos departamentos, que devem ter
esforços convergentes e cooperativos em direção a promoção destes objetivos.
O planejamento tático ocorre a médio prazo, ou seja, dentro
de cinco anos aproximadamente e se baseia em uma tradução eficaz e eficiente
desta cultura organizacional (Missão, visão e valores) na pratica de ações
quotidianas na vida de cada ativo do patrimônio humano de uma organização. Para
concretizar o planejamento tático o foco enfatiza os detalhes que compões as
atividades rotineiras de maneira a alinhá-las, por meio de ações sinérgicas e pro
ativas.
O planejamento operacional e desenvolvido para períodos de
tempo curtos, tem foco nas atividades rotineiras da instituição. Apresenta
planos de ação ou operacionais ao identificar os procedimentos e rotinas
especificas, em consonância com o estabelecimento no planejamento tático e estratégico.
Uma comunicação eficiente e eficaz e fator determinante e
primeiro passo, para o sucesso da gestão organizacional. Uma comunicação clara,
simples e concisa aumenta a fidelidade à essência da mensagem, reduz
discrepâncias que levam ao erro. Através deste processo qualitativo de
comunicação e possível que as ações corretas sejam implementadas pelos
colaboradores da organização em todos seus departamentos evitando não somente
perda de recursos financeiros e temporais, mas principalmente desgastes e
atritos entre funcionários e seus respectivos departamentos.
Adaptado da(s) seguinte(s) fonte(s): Google acadêmico
Imagens: Google Images
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