quinta-feira, 3 de julho de 2014

Noções de planejamento em saúde



Uma das ferramentas da gestão e a administração. Um gestor se concentra em aspectos intelectuais na esfera do planejamento estratégico e nas táticas aplicadas a este planejamento. Um bom gestor deve ter agilidade e flexibilidade na tomada de decisão para atender solicitações e necessidades internas. O gestor se apóia no administrador para que este coloque em pratica o planejamento.  O administrador por sua vez tem tarefas de âmbito mais operacionais e ira coordenar e normatizar o meio institucional e laboral, através de ferramentas de organização, controle e avaliação para que os objetivos do planejamento organizacional sejam alcançados.

PLANEJAMENTO




O planejamento estratégico abrange uma visão geral da instituição a longo prazo, em geral, um período superior a cinco anos. Este planejamento tem por essência o propósito de dar coerência a missão, visão e valores orientadores da cultura organizacional. Isso ocorre através da conscientização e adequação das condutas do capital humano que compõe o corpo da pessoa jurídica de cada instituição.  O planejamento estratégico feito pelo gestor será realizado através do planejamento tático que por sua vez tem o propósito de concretizar os objetivos quando bem compreendido, entendido e integrado pelo administrador e colaboradores dos diversos departamentos, que devem ter esforços convergentes e cooperativos em direção a promoção destes objetivos.



O planejamento tático ocorre a médio prazo, ou seja, dentro de cinco anos aproximadamente e se baseia em uma tradução eficaz e eficiente desta cultura organizacional (Missão, visão e valores) na pratica de ações quotidianas na vida de cada ativo do patrimônio humano de uma organização. Para concretizar o planejamento tático o foco enfatiza os detalhes que compões as atividades rotineiras de maneira a alinhá-las, por meio de ações sinérgicas e pro ativas.

O planejamento operacional e desenvolvido para períodos de tempo curtos, tem foco nas atividades rotineiras da instituição. Apresenta planos de ação ou operacionais ao identificar os procedimentos e rotinas especificas, em consonância com o estabelecimento no planejamento tático e estratégico.



Uma comunicação eficiente e eficaz e fator determinante e primeiro passo, para o sucesso da gestão organizacional. Uma comunicação clara, simples e concisa aumenta a fidelidade à essência da mensagem, reduz discrepâncias que levam ao erro. Através deste processo qualitativo de comunicação e possível que as ações corretas sejam implementadas pelos colaboradores da organização em todos seus departamentos evitando não somente perda de recursos financeiros e temporais, mas principalmente desgastes e atritos entre funcionários e seus respectivos departamentos.

Adaptado da(s) seguinte(s) fonte(s):  Google acadêmico 


Imagens:  Google Images



Nenhum comentário:

Postar um comentário